segunda-feira, 23 de julho de 2012

RESCÚPORIS V (240-276 d.C.)

Tibério Júlio Rescúporis Filocésar Filorromano Pieodoso, mais conhecido como Rescúporis V, foi um rei do Bósforo Cimeriano e sucessor do rei Inintimeu. O nome de Rescúporis tem como referência reis bosforanos anteriores: Rescúporis I (69 e 90 d.C.), Rescúporis II (211-227 d.C.), Rescúporis III (211-227 d.C.), Rescúporis IV (233-235 d.C.) bem como um monarca da Trácia de mesmo nome de quem era descendente. Rescúporis V era filho do rei Inintimeu e com uma rainha de nome desconhecido. Ele era de ascendência grega, trácia, iraniana e romana.
2402 Rhescuporis IV Regnum Bosporanum BL
Moeda bosforana com a efígie de Rescúporis V com
 a efígie de um imperador romano não identificado
Rescúporis V sucedeu Inintimeu quando de seu falecimento em 240. Ele reinou de 240 até sua morte em 276. Em suas moedas aparece a inscrição em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΡΗΣΚΟΥΠΟΡΙΔΟΣ (BASILEOS RHESCOUPORIADOS), isto é, pertencente ao rei Rescúporis. Ele foi contemporâneo aos imperadores romanos Gordiano III (238-244), Filipe, o Árabe (244-249) e Décio (249-251). 
1052 Rhescuporis IV Regnum Bosporanum BL
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis V e de um
imperador romano identificado como Filipe, o Árabe, ou Décio
Esse foi um período de crise que ocorreu no Império Romano onde vários líderes eram proclamados imperadores e disputavam o trono imperial. Quando Rescúporis V faleceu (276), quem reinava era Probo (276-282), após os brevíssimos governos de Tácito e Floriano no mesmo ano. Não obstante, o Reino do Bósforo continuou vassalo de Roma. 
1317 Rhescuporis IV Regnum Bosporanum Stater BL
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis V e dos
imperadores romanos Valeriano e Galieno
Nesse tempo os godos atravessaram o reino do Bósforo em direção a outras costas do Mar Negro. Segundo o historiador bizantino Zósimo (c. 490-510 d.C.), os boranos (povo do norte da Crimea, talvez citas) tiveram ajuda dos bosforanos para atravessarem para a Ásia Menor. Segundo Zósimo, os bosforanos ajudaram mais por medo do que por simpatia pelos bárbaros.
1053 Rhescuporis IV Regnum Bosporanum Stater BL
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis V
e do imperador Trebônio Galo
De acordo com a cunhagem sobrevivente, Rescúporis V parece ter sido uma pessoa religiosa que estava envolvido na adoração da deusa Afrodite e seu culto. Pouco se sabe sobre o reino e a vida de Rescúporis V. Durante o seu reinado, Rescúporis V cogovernou com seus três filhos: Farsanzes (253-254), Synges (258-276) e Teiranes (275-279). Rescúporis V morreu em 276 e foi sucedido por seu terceiro filho, Teiranes. Há quem pense os três filhos de Rescúporis V na realidade eram usurpadores citas. uma evidência seria a não repetição dos nomes dinásticos tradicionais dos reis aspúrgidas e uma passagem obscura da obra Historia Nova do historiador bizantino Zósimo. Mas essa tese não tem prosperado entre os historiadores.
File:Gothic raids in the 3rd century.jpg
A invasão dos godos ao reino do Bósforo e adjacências
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Rhescuporis_V
http://www.tertullian.org/fathers/zosimus01_book1.htm
http://fr.wikipedia.org/wiki/Rhescuporis_IV_du_Bosphore
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Rhescuporis_IV/Index_Rhescuporis_IV.html
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Rhescuporis_IV/Index_Rhescuporis_IV.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário