segunda-feira, 23 de julho de 2012

ININTIMEU (235-240 d.C.)

Tibério Júlio Inintimeu Filocésar Filorromano Pieodoso, mais conhecido apenas como Inintimeu foi um rei do Bósforo Cimeriano, filho do rei Cótis III e sucessor do rei Rescúporis IV. Inintimeu era o filho caçula de Cótis III e sua mãe, uma mulher de origem na nobreza dos sármatas. Ele era de ascendência grega, trácia, iraniana e romana. Seus dois irmãos mais velhos foram os reis Sauromates III e Rescúporis IV. O nome de Inintimeu nos veio pelo grego Iνινθιμηος (Ininthimeos), mas é de origem sármata, o povo de sua mãe, e já fora usado por um dinasta sármata anterior.
Moeda bosforana com as efígies do rei Inintimeu
e do imperador Maximino Trácio
Quando da morte dos reis Rescúporis III e Rescúporis IV em 227 d.C., Cótis III assumiu o trono. Cótis partilhou o trono com Sauromates III em 229. Assim Sauromates III cogovernou com seu pai o Reino do Bósforo Cimério até 232, quando faleceu e Rescúporis IV o sucedeu no governo conjunto com seu pai em 233. Em 235, Rescúporis IV faleceu, antes de seu pai, que faleceu pouco tempo depois no mesmo ano. Ambos foram sucedidos por Inintimeu. Ele governou como rei bosforano de 235 até sua morte em 240.
Ânfora encontrada em Fanagória, capital bosforana
Em suas moedas aparece a inscrição em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΙΝΙΝΘΙΜΗΥΟΥ (BASILEOS ININTHIMEUOU), isto é, pertencente ao rei Inintimeu. Inintimeu foi contemporâneo dos imperadores romanos Alexandre Severo (222-235 d.C.), Maximino Trácio (235-238) e do período conhecido como Ano das Seis Imperadores (238 d.C.), quando seis homens foram reconhecidos sucessivamente como imperadores romanos até que se consolidou Gordiano III (238-244 d.C.) Não obstante essa crise, o reino do Bósforo continuou vassalo do Império Romano. No governo de seu pai foram cunhadas as últimas moedas de ouro bosforanas. Após a morte de Cótis III, moedas de ouro desapareceram e foram substituídas por moedas de bronze ou prata.
3742 Ininthimeus Regnum Bosporanum AE
Moeda bosforana retratando num lado as efígies de Inintimeu e Afrodite
e no outro,  a mesma deusa entronizada em uma estrela
De acordo com a cunhagem sobrevivente, Inintimeu parece ter sido uma pessoa religiosa que estava envolvido na adoração da deusa Afrodite e seu culto. Ele representa em moedas a deusa Astarte, que era uma divindade semítica do Oriente próximo. Durante o reinado do Inintimeu a expansão dos godos (povo germânico) em direção a costa do Mar Negro criou uma grande pressão sobre o Reino Bosforano. Mas, não há registro de invasões. Nada mais se sabe sobre o governo de Inintimeu. Quando faleceu em 240 foi sucedido por Rescúporis V, seu filho.


FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Ininthimeos
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Ininthimeus
http://www.acsearch.info/record.html?id=36975
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Ininthimeus/3742_Ininthimeus_AE.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário