Moeda bosforana com a efígie de Rescúporis I e a representação de um cavaleiro |
Tibério Júlio Rescúporis Filocésar Filorromano Eusebes, mais conhecido como Rescúporis I foi um príncipe e rei do Reino Bosforano e o primeiro monarca após a restauração da monarquia. Ele era filho do rei bosforano Cótis I com Eunice, que era de origem da nobreza grega. O nome de Rescúporis I é uma homenagem a um monarca de mesmo nome da Trácia de onde era proveniente sua avó paterna, a rainha Gepepiris. Por parte de pai, Rescúporis era descendente do grande rei do Ponto e do Bósforo Mitrídates VI Eupátor bem como tinha ascendência sármata por parte de sua bisavó, Dínamis. Por parte de mãe, Rescúporis era descendente da casa real dos sapeanos que governava a Trácia bem como do triúnviro romano Marco Antônio.
O Império Romano no início do reinado de Rescúporis |
Pouco se sabe sobre a vida de Rescúporis I. Em 63 por razões desconhecidas, o imperador romano Nero depôs o pai de Rescúporis, Cótis I, do seu trono e seu destino depois é desconhecido. Desde o rei Mitrídates de Pérgamo (47 a.C.), o reino do Bósforo era um Estado cliente (vassalo) do Império Romano. O Reino Bosforano foi incorporado como uma parte da província romana de Mésia Inferior (onde estão situados aproximadamente os países da Sérvia e da Bulgária) entre os anos 63 e 68. Talvez Nero quisesse minimizar o papel, poder e influência de governantes clientes locais e agiu para que o reino fosse completamente regulado pelo Estado romano.
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis e da deusa Afrodite |
Em junho de 68, Nero morreu e Galba o sucedeu como imperador romano. Com a ajuda de sua mãe, Rescúporis conseguiu com que o Reino Bosforano deixasse de ser meramente parte de uma província e fosse restaurado como um reino cliente de Roma. Ele foi capaz de fazer o Reino Bosforano estável e semi-independente, mais uma vez. Como seus antecessores, Rescúporis adotou os prenomes Tibério Júlio e como seu pai adotou os epítetos Philocaesar (filocésar, amigo de César, nome oficial do imperador romano), Philoromaios (filorromano, amigo dos romanos) e Eusebes (piedoso, devoto aos deuses). Pelo menos no primeiro ano de seu reinado, sua mãe governou juntamente com ele e atuou como sua regente. Depreende-se das fontes sobreviventes que a rainha Eunice era muito religiosa e de caráter forte.
Moeda bosforana da regência da rainha Eunice |
O Reino Bosforano foi capaz de continuar seu comércio com a Anatólia (atual Turquia). Seu título real em moedas é em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΡΗΣΚΟΥΠΟΡΙΔΟΣ (Basileos Rheskouporidos) ou “do [pertencente] rei Rescúporis”. Rescúporis I, como rei cliente romano, foi contemporâneo da crise sucessória romana tendo vivido sob quatro imperadores no ano 69: Galba, Oto, Vitélio e Vespasiano. Quando a crise passou com a ascensão da nova dinastia imperial dos Flavianos sob Vespasiano (69-79), Rescúporis viveu sob a tutela ainda de Tito (79-81) e Domiciano (81-96), em cujo governo faleceu (90 d.C.). No sob o governo de Vespasiano, os romanos construíram uma fortaleza, Charax, para proteger os empórios comerciais na península do Bósforo. Rescúporis I casou-se com uma mulher de nome desconhecido e tiveram um filho chamado Sauromates, que lhe sucedeu. Através Sauromates I, Rescúporis I teria vários descendentes no trono bosforano até meados do século IV. Entre seus descendentes, ele teria cinco reis que levariam seu nome.
Moeda bosforana com as efígies de Rescúporis do imperador Domiciano |
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Rhescuporis_I
http://en.wikipedia.org/wiki/Eunice_(Bosporan_queen)
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Rhescuporis_I/3980_Rhescuporis_I_AE.html
http://www.beastcoins.com/BosporusKingdom/Bosporus-Kingdom.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário