Tibério Júlio Radamsades, mais conhecido conhecido como Radamsades, foi um príncipe e rei do Reino Bosforano. Radamsades era o segundo filho do rei Teotorses. Seu nome é de origem iraniana, talvez sármata, mas ele era de ascendência grega, trácia, iraniana e romana. Seu irmão mais velho era rei Rescúporis VI.
Moeda bosforana com as efígies de Radamsades e de um imperador romano |
Cerca de 308/309, quando Teotorses faleceu, Radamsades sucedeu a seu pai tornou-se cogovernante com seu irmão mais velho Rescúporis VI, que já governava o reino juntamente com seu pai. Radamsades governou como rei com Rescúporis VI de cerca de 309 até sua morte em 323 d.C. Ele foi contemporâneo da crise do sistema de governo romano pela tetrarquia e da ascensão do único monarca imperial, Constantino, o Grande, que governou o Império de 306 a 337 d.C.
Moeda bosforana com as efígies de Radamsades e de um imperador romano |
Nas suas moedas aparece a inscrição em grego ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΡΑΔΑΜΣΑΔΗΣ (BASILEOS RHADAMSADES), isto é, pertencente ao rei Radamsades. Durante seu reinado, vários metais foram utilizados, incluindo o bronze, para criar e cunhar moedas no Reino Bosforano. Quando Radamsades morreu em 323, seu irmão Rescúporis VI tornou-se o único governante do Reino Bosforano.
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Rhadamsades
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Rhadamsadius/Index_Rhadamsadius.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário