domingo, 15 de julho de 2012

EUPÁTOR (153-174 d.C.)

Tibério Júlio Eupátor Filocésar Filorromano Pieodoso, também conhecido apenas como Eupátor do Bósforo. Eupátor era filho e herdeiro do rei Remetalces e era de ascendência grega, iraniana, trácia e romana. O nome Eupátor (Ευπάτωρ) significa em grego "nascido de um pai nobre", e era um epíteto honorífico também compartilhado por seus antepassados os reis Mitrídates VI Eupátor do Ponto, Antíoco V Eupátor da Síria e o príncipe egípcio Ptolomeu Eupátor. Quando Remetalces morreu em 153, Eupátor o sucedeu. Eupátor reinou como rei bosforano de 153 até sua morte em 174. Há alguma controvérsia se Eupátor era irmão ou filho de Remetalces e quando da morte de Cótis II teria havido uma disputa entre Remetalces e Eupátor pelo trono, tendo prevalecido Remetalces por intervenção de Roma. Mas isso é apenas especulação erudita. Aqui segue-se a tradição de Eupátor como filho e sucessor de Remetalces.
1510 Eupator Regnum Bopsoranum AE
Moeda bosforana com a efígie de Eupátor
Na cunhagem monetária a inscrição em grego é ΒΑΣΙΛΕΩΣ ΕΥΠΑΤΟΡΟΣ (Basileos Eupatoros), isto é, “de [pertencente] a o Rei Eupátor”. Como seus antecessores, Eupátor adotou os prenomes Tibério Júlio e como seu pai adotou os epítetos Philocaesar (filocésar, amigo de César, nome oficial do imperador romano), Philoromaios (filorromano, amigo dos romanos) e Eusebés (piedoso, devoto aos deuses). Ele foi contemporâneo aos imperadores romanos Antonino Pio, Marco Aurélio e Lúcio Vero. Duas inscrições contendo o nome régio de Eupátor (Τιβέριος Ἰούλιος Ευπάτωρ Φιλόκαισαρ Φιλορώμαίος Eυσεbής) foram encontradas. Uma em um objeto dedicado por certo Antímaco de Cariton ao deus Apolo e outra numa dedicação a um objeto à sinagoga de Panticapeu.
3220 Eupator Regnum Bosporanum Stater AV
Moeda bosforana com as efígies de Eupátor e
as efígies dos imperadores Marco Aurélio e Lúcio Vero
Eupátor é mencionado nos escritos de Luciano de Samosata (125-180). Luciano testemunhou os emissários enviados por Eupátor para viajar para a Bitínia para pagar o tributo anual do Reino do Bósforo a Roma: “Lá, eu encontrei-me com embaixadores bosforanos que navegavam por aquelas paragens a fim de transmitir na Bitínia o tributo anual pago por Eupator, seu dinasta” (Alexandre, o Pseudoprofeta 57). Além disso, pouco se sabe sobre sua vida e reinado como rei. Quando faleceu em 174 Eupátor foi sucedido por Sauromates, que no entanto, segundo uma inscrição era filho do rei anterior, Remetalces, e não de Eupátor.
Estátua representando um homem bosforano feita
no período do reinado de Eupátor na Ásia Menor
FONTES:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Eupator
http://fr.wikipedia.org/wiki/Eupator_du_Bosphore
http://hourmo.eu/29_Regnum_Bosporanum/Eupator/Index_Eupator.html
http://arttattler.com/archivegreeks.html
http://fr.wikipedia.org/wiki/Sauromat%C3%A8s_II_du_Bosphore
http://sitemaker.umich.edu/mladjov/files/bosporan_kings.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário