Escribônio foi um rei do Bósforo e da Cólquida, os quais governou por curto período. As datas de seu brevíssimo governo são variadas (17-16, 16-15 e 15-14 a.C.). Seguimos aqui a cronologia da Lista de Reis do Bósforo Cimeriano da Wikipédia inglesa. Escribônio alegava ser neto de Mitrídates VI Eupátor, rei do Ponto que governara o Bósforo entre 107 e 63 a.C. Talvez alegasse ser filho de bastardo de Fárnaces II, filho de Mitrídates VI, que governara o Bósforo de 63 a 47 a.C. Porém, seu nome é de origem latina (Scribonius) e talvez Escribônio fosse de origem romana.
Cílica de prata representando o deus-sol Hélios (séc. IV a.C.) proveniente de Panticapeu |
A essa altura a interferência de Roma não era pequena na região. Desde a derrota do rei Mitrídates VI (63 a.C.) para os romanos, o Bósforo Cimeriano, a Cólquida e o Ponto estavam sob a tutela de Roma. Em 47, Fárnaces II tentou restaurar o reino de seu pai e entrou em confronto com o ditador romano Júlio César. Derrotado, Fárnaces foge para o Bósforo onde é derrotado e morto pela revolta de Asandro, seu genro e a quem deixara como regente. César envia a Mitrídates de Pérgamo como o novo rei e seu lugar-tenente na região e Asandro e sua mulher, Dínamis, são exilados. Em 43 a.C., César Otávio (Augusto), sucessor de Júlio César e principal dirigente de Roma, depõe Mitrídates e confirma a Asandro e Dínamis como os novos reis do Bósforo Cimeriano e Cólquida, os quais seguiram seu curso sob a tutela dos romanos.
Moeda de Panticapeu, capital do Bósforo datada de 15 a 1 a.C onde se vê a inscrição Kaisareon ("de César") |
Em 17, quando Asandro tinha pouco mais de 90 anos, Escribônio, alegando ascendência real por ser neto de Mitrídates VI, inicia uma nova rebelião. Ao ver seus homens desertarem para o lado de Escribônio, Asandro recusa-se a comer e morre de fome. Morto o velho rei, além de reafirmar sua origem “mitridática”, o que não é suficiente, ele alega que recebeu a confirmação do reino pelo imperador romano Augusto e para reforçar mais sua posição ele se casou logo com a rainha Dínamis, a viúva de Asandro. Marco Vipsânio Agripa, que comanda neste momento em nome de Augusto as tropas romanas na Síria se recusa a reconhecê-lo e envia contra Escribônio a Polemon I do Ponto, um rei cliente de Roma. Nessa época o reino do Bósforo estava separado do reino do Ponto. Escribônio é assassinado por seus súditos, mesmo antes da intervenção de Polemon. Este último, por sua vez se casa também com Dínamis, última descendente de sua família, que era o símbolo da legitimidade real.
FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Scribonius
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Kings_of_Cimmerian_Bosporus
http://pl.wikipedia.org/wiki/Skryboniusz_(kr%C3%B3l_Bosporu)
http://www.fotosistambul.com/ermitage-en-el-marq-2/
Nenhum comentário:
Postar um comentário