quarta-feira, 4 de julho de 2012

ASPURGO (8 a.C. - 38 d.C.)

Mitrídates VI Eupátor: o grande rei
do Ponto era bisavô de Aspurgo

Tibério Júlio Aspurgo Filorromano (em grego philoromaios: amigo dos romanos) foi um príncipe e rei cliente romano do Reino Bosforano. O nome Aspurgo nos veio pelo grego Aspourgos (Ἀσποῦργoς), mas é um nome de origem iraniana e remonta às palavras iranianas aspa (cavalo) e aspabara (cavaleiro). Aspurgo era filho dos monarcas bosforanos Asandro e Dínamis. Por parte de mãe, ele era neto de Fárnaces II, rei do Bósforo e do Ponto (63-47 a.C.), e de uma princesa sármata, e bisneto do grande rei do Ponto, Bósforo e Cólquida Mitrídates VI Eupátor (120-63 a.C.) e de Laodice, sua esposa e irmã. Em sua ascendência Aspurgo era descendente da realeza pôntica, que era de origem persa, e da realeza selêucida, dinastia greco-macedônica que governava o Oriente Médio. Ele nasceu e foi criado no Reino Bosporano. Em uma inscrição encontrada em Fanagória, Aspurgo se referiu a seu pai: "O Rei Aspurgo, amigo dos romanos, filho do rei Asandrocos,  de Eros a Afrodite Urânia, senhora de Apatouros, em gratidão. "
Inscrição de Aspurgo

Polemon I
Em 17 a.C. o pai de Aspurgo, Asandro, tinha morrido de fome voluntária aos 93 anos por desespero em ver suas tropas abandoná-lo para passarem para o lado do usurpador Escribônio. Esse, alegando ser de ascedência real, rebelou-se contra Asandro e após a morte do rei casou-se com a rainha viúva Dínamis para legitimar-se no trono do Bósforo. No entanto, o reino do Bósforo era um Estado cliente do Império Romano e mudanças de governo tinham que passar pelo crivo de Roma, além do que Asandro e Dínamis eram reis estabelecidos pelo imperador Augusto. O estadista romano Marco Vipsânio Agripa descobriu a usurpação de Escribônio e interveio na situação. Agripa nomeou o rei Polemon I do Ponto como o novo rei bosforano. Temendo a intervenção das legiões romanas, os bosforanos mataram Escribônio antes da chegada de Polemon. Dínamis casou-se Polemon I, o qual tornou-se padrasto de Aspurgo. Dínamis morreu em 14 a.C. e Polemon I governou como rei do Bósforo até sua morte em 8 a.C.
Moeda com as efígies do rei Aspurgo e do imperador Tibério
Após a morte de Polemon I, Aspurgo sucedeu seu padrasto. Pouco se sabe sobre o reinado Aspurgo, no entanto, ele parece ter sido um governante forte e capaz na medida permitida por Roma. Ele manteve a conquista da cidade de Tanais efetuada por Polemon I e conteve a expansão dos citas e dos tauros. Devido a conflitos dinásticos anteriores durante a República Romana e em todo o período após a morte de Asandro, o primeiro imperador romano, Augusto, e o Senado romano, finalmente, em 14, quando da morte de sua mãe, Aspurgo foi reconhecido como o legítimo rei do Bósforo, embora só passasse a governar após a morte de seu padrasto. Aspurgo adotou os nomes romanos "Tibério Júlio", porque ele recebeu cidadania romana do imperador Tibério.
Fichier:Bosporan Kingdom growth map-fr.svg
O reino do Bósforo sob Aspurgo
Aspurgo se casou com uma princesa trácia chamada Gepepiris. Ela era neta do finado rei Polemon I e assim Aspurgo pacificava questões dinásticas e sucessórias quanto ao trono bosforano. Gepepiris deu a Aspurgo dois filhos que eram: Tibério Júlio Mitrídates, o qual foi assim chamado em honra de Mitrídates VI, e Tibério Júlio Cótis I, assim chamado em homenagem ao seu falecido avô materno, o rei da Trácia Cótis VIII. Através de seu segundo filho, Aspurgo e Gepepiris tiveram vários descendentes que regeram o Reino Bosforano até meados do século IV. Os sucessores de Aspurgo tinha o nome Tibério Júlio para mostrar a sua ligação e ascendência com ele. Aspurgo reinou até sua morte em 38. Nessa época o imperador romano era Calígula. Após sua morte, Gepepiris governou com seu primeiro filho.
Moeda de Aspurgo com a efígie do imperador Calígula à esquerda

FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Tiberius_Julius_Aspurgus
http://fr.wikipedia.org/wiki/Aspourgos_du_Bosphore
http://www.wildwinds.com/coins/greece/bosporos/kings/aspurgus/i.html
http://www.persee.fr/web/revues/home/prescript/article/crai_0065-0536_2006_num_150_1_86934

Nenhum comentário:

Postar um comentário