terça-feira, 26 de junho de 2012

ESCRIBÔNIO (17-16 a.C.)

Escribônio foi um rei do Bósforo e da Cólquida, os quais governou por curto período. As datas de seu brevíssimo governo são variadas (17-16, 16-15 e 15-14 a.C.). Seguimos aqui a cronologia da Lista de Reis do Bósforo Cimeriano da Wikipédia inglesa. Escribônio alegava ser neto de Mitrídates VI Eupátor, rei do Ponto que governara o Bósforo entre 107 e 63 a.C. Talvez alegasse ser filho de bastardo de Fárnaces II, filho de Mitrídates VI, que governara o Bósforo de 63 a 47 a.C. Porém, seu nome é de origem latina (Scribonius) e talvez Escribônio fosse de origem romana.
Bósforo
Cílica de prata representando o deus-sol Hélios (séc. IV a.C.) proveniente de Panticapeu
A essa altura a interferência de Roma não era pequena na região. Desde a derrota do rei Mitrídates VI (63 a.C.) para os romanos, o Bósforo Cimeriano, a Cólquida e o Ponto estavam sob a tutela de Roma. Em 47, Fárnaces II tentou restaurar o reino de seu pai e entrou em confronto com o ditador romano Júlio César. Derrotado, Fárnaces foge para o Bósforo onde é derrotado e morto pela revolta de Asandro, seu genro e a quem deixara como regente. César envia a Mitrídates de Pérgamo como o novo rei e seu lugar-tenente na região e Asandro e sua mulher, Dínamis, são exilados. Em 43 a.C., César Otávio (Augusto), sucessor de Júlio César e principal dirigente de Roma, depõe Mitrídates e confirma a Asandro e Dínamis como os novos reis do Bósforo Cimeriano e Cólquida, os quais seguiram seu curso sob a tutela dos romanos.
237 Panticapaeum Bósforo Cimmerius AE
Moeda de Panticapeu, capital do Bósforo  datada de 15 a 1 a.C onde se vê a inscrição Kaisareon ("de César")
Em 17, quando Asandro tinha pouco mais de 90 anos, Escribônio, alegando ascendência real por ser neto de Mitrídates VI, inicia uma nova rebelião. Ao ver seus homens desertarem para o lado de Escribônio, Asandro recusa-se a comer e morre de fome. Morto o velho rei, além de reafirmar sua origem “mitridática”, o que não é suficiente, ele alega que recebeu a confirmação do reino pelo imperador romano Augusto e para reforçar mais sua posição ele se casou logo com a rainha Dínamis, a viúva de Asandro. Marco Vipsânio Agripa, que comanda neste momento em nome de Augusto as tropas romanas na Síria se recusa a reconhecê-lo e envia contra Escribônio a Polemon I do Ponto, um rei cliente de Roma. Nessa época o reino do Bósforo estava separado do reino do Ponto. Escribônio é assassinado por seus súditos, mesmo antes da intervenção de Polemon. Este último, por sua vez se casa também com Dínamis, última descendente de sua família, que era o símbolo da legitimidade real.

FONTES:
http://fr.wikipedia.org/wiki/Scribonius
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Kings_of_Cimmerian_Bosporus
http://pl.wikipedia.org/wiki/Skryboniusz_(kr%C3%B3l_Bosporu)
http://www.fotosistambul.com/ermitage-en-el-marq-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário